Taça Madeira

Taça Madeira

Originalmente parte do processo de produção da cerveja, o barril recebia tratamento para não deixar que aromas e sabores da madeira passassem para bebida. Com o passar dos anos a madeira foi substituída por outros materiais com menor impacto no sabor e mais baratos (principalmente inox). Recentemente ela voltou como ingrediente de elegância e sofisticação, emprestando o sabor dos barris para a bebida no processo de maturação. A cerveja, quando armazenada no barril de madeira, ganha seus componentes ou do produto anterior que foi utilizado no barril como vinho, uísque, conhaque, etc. O resultado são notas de baunilha, caramelo, coco queimado, café, aromas amendoados, canela e cravo, entre outros. Além disso toques de defumação e torrefação originados da tosta do barril. Por ser porosa, a madeira abriga muitos microorganismos, que vivem nela naturalmente, contribuindo para oferecer acidez e rusticidade, ambos contribuindo para um sabor complexo e bastante surpreendente.
Atualmente temos muitas cervejarias utilizando barris de madeira para fermentar e maturar cerveja, especialmente na Bélgica, Inglaterra e Estados Unidos. No Brasil, esse movimento é mais novo, mas algumas cervejarias já estão fazendo uso, principalmente de Bálsamo, Carvalho e Umburana. O sabor já começou a impactar e agradar o consumidor e de quebra ainda pode conquistar fãs de outras bebidas – como uísque, vinho e cachaça. Um brinde à complexidade!

COMPRE ESTE PRODUTO E GANHE PONTOS NO PROGRAMA FIDELIDADE DO CLUBEER: 29PONTOS
QUANTIDADE: COMPRAR