ADICIONANDO O PRODUTO AO CARRINHO

BLOG

A cerveja é uma bebida milenar, conhecida pelo nome de “pão líquido”. Coincidência ou não, os primeiros hambúrgueres foram degustados por marinheiros que aproveitavam os restos de carne junto ao pão, ainda quando estavam trabalhando no convés dos navios. No entanto, o hambúrguer chegou em terras americanas na metade do século XIX por alemães que desembarcavam com frequência no porto de Hamburgo (daí surgiu o nome!).

Apesar de terem seguido caminhos diferentes, o hambúrguer ter se tornado referência nos Estados Unidos, enquanto a cerveja se popularizou na Alemanha, existe algo em comum nesta história. Quando combinados, estes dois personagens oferecem uma combinação de sabores e aromas, que apenas são descobertos quando estão presentes em uma mesma mesa.

O hambúrguer tem uma versatilidade que pode transformá-lo de um sanduíche simples a um prato gourmet. Da mesma forma, a cerveja também esbanja múltiplas possibilidades de aromas e sabores para a gastronomia. O pão aliado à carne grelhada e à refrescância dos condimentos é um desafio para harmonizar com um amargor assertivo e os doces maltados de uma cerveja. Seguem algumas sugestões de combinações certeiras:

Hambúrguer com bacon + IPA

Hambúrguer com gorgonzola + cervejas alemãs , especialmente as de trigo

Hambúrguer de frango + American Pale Ale

Nesta semana te ensinamos a fazer seu próprio hamburguer e nossa sugestão de degustação é a Shipyard Red IPA, presente nos kits Gambrinus e Hapi de maio. As notas de dulçor do malte da cerveja se igualam às de caramelização da carne por conta do método de preparo, além do amargor cítrico controlar a gordura da fritura e tornar cada mordida mais suave.

Todos pra cozinha!

Hamburguer de Picanha

Ingredientes:

1/2 picanha moída com gordura e tudo

1/2 kg alcatra moída 

1 cebola média ou 2 pequenas, picadas muito fino (praticamente raladas, de tão pequenas)

Manteiga ou gordura de coco para untar, e depois para grelhar

1 pitadinha de curry

Sal não refinado (bruto)

Pimenta do reino

Equipamento especial:

Chapa de ferro

Aros para moldar os hambúrgueres (opcional, porém desejável)

Modo de Preparo:

Unte uma assadeira com manteiga ou gordura de coco e salpique-a, por inteiro, com sal.

Em um recipiente, misture todos os ingredientes, menos o sal e a pimenta do reino. Pode misturar à mão.

Modele sobre a assadeira untada, em hambúrgueres no formato tradicional, típico e universalmente conhecido. Isso pode ser feito à mão, ou (de preferência) com a ajuda de anéis (aros) próprios para montagem de pratos. É importante que cada peça não saia muito fina, devendo atingir cerca de 1 cm de espessura.

Segredo importante: uma vez montados os hambúrgueres sobre a assadeira, salpique sobre cada um deles um pouco mais de sal. Este sal fará secar (retirará os sucos, desidratará, coagulará) a parte de fora da carne, de modo a formar uma deliciosa crostinha crocante e salgada por fora, mantendo, ao mesmo tempo, suculenta a parte de dentro – exatamente como você degustaria nos melhores restaurantes e casas especializadas.

Calma – essa assadeira não vai ao fogo, mas sim ao congelador!

Espere a carne congelar completamente (de preferência, 24 horas)

Em seguida, descole os hambúrgueres, um a um, da assadeira, com ajuda de uma escumadeira, faquinha ou instrumento adequado. Jogue todos juntos em um saco plástico do tipo “zip-lock” , e armazene no freezer até quando for utilizar. Os hambúrgueres permancerão soltos e poderão ser preparados individualmente a qualquer tempo.

Preparando os hambúrgueres…

Aqueça uma chapa de ferro, ao máximo. Retire do congelador os hambúrgueres que deseja preparar desta vez. Espalhe um pouquinho de manteiga na chapa de ferro MUITO quente. Imediatamente, coloque o(s) hambúrguer(es) congelado(s) sobre essa chapa (repito, MUITO quente, sob fogo bem alto). Deixe por 4 minutos de um lado, vire e deixe por mais 4 minutos do outro lado.

Bom apetite!

Fonte: 

Cuecas na Cozinha

Produtosfinos.com.br

AVALIAÇÃO: