BLOG

A cerveja é uma bebida descontraída e bastante versátil, ela acompanha desde alguns amigos no happy hours, como um brinde especial dos noivos. Qualquer apaixonado por ela, vai concordar que manter a tarefa relativamente simples é sempre muito mais prazerosa.

No entanto, a cerveja tem um ator coadjuvante que faz com que ela consiga brilhar ainda mais e você possa tirar o melhor proveito das suas características, seja na retenção dos buquês de aromas, ou da espuma persistente que condiz com o estilo, ou até mesmo na manutenção da temperatura correta do estilo sem que o calor da sua mão interfira. Já sabe de quem estamos falando? Isso mesmo, do copo/ taça!

É um mundo muito interessante! Cada forma, tamanho, profundidade e curvatura tem uma explicação para que o líquido seja melhor apreciado, já falamos sobre alguns dos diversos modelos existentes aqui

Alguns de design bonitos, outros funcionais, cada um tem a sua característica e importância. Mas existem alguns pontos básicos que são recomendáveis a qualquer ocasião, como por exemplo:

•A cerveja deve sempre ser servida em algum recipiente limpo

•Vidro transparente de preferência, tem a vantagem pois permitem visualizar a cor, espuma e resíduos, afinal, quem não gosta da imagem de uma brilhante cerveja coberta por uma espuma densa?

•O copo deve sempre estar em temperatura ambiente (nunca mais quente) e também não se deve resfriar o copo, pois o choque térmico é prejudicial e a água descongelada altera o sabor.

Usar o copo recomendado é um respeito pela boa cerveja, não uma regra rígida. Mas, pensando sempre em deixar sua experiência mais completa e atendendo a inúmeros pedidos, o CluBeer lançou em 2017 a linha de copos especiais chamada de Coleção Estilos! Nos próximos meses, a contar de janeiro, os kits Ceres e Hapi acompanharão um novo modelo a cada seleção! *

Começamos a coleção com um clássico, o Copo Weiss:

O copo weiss é um dos mais característicos modelos quando se fala sobre um copo para cada estilo. Sua capacidade de mais de meio litro comporta uma garrafa inteira de cerveja, além da espuma consistente, assim o serviço é feito por completo e garante que todo o conteúdo será servido de uma vez só para homogeneizar com o fermento depositado ao fundo da garrafa. A cada gole, o formato alto faz com que o líquido se misture novamente à levedura, mantendo-a em suspensão e ajudando na formação de espuma, que é sustentada pela inclinação do copo.

Fevereiro veio trazendo novidades, apresentamos o Copo IPA:

O modelo foi inspirado no Siegelau IPA, projetado para mostrar os perfis aromáticos complexos e fascinantes dos lúpulos, preserva uma espuma consistente, melhora o sabor e sensação na boca, e apresenta uma abertura confortavelmente grande para o bebedor saborear cada gole.

Esperamos que goste de mais essa novidade que preparamos especialmente para você começar o ano em grande estilo e sabendo ainda mais sobre esse universo encantador das cervejas especiais!

Em Março, mês de St Patrick's day, conheça o Copo Pint:

O pint é um modelo de copo muito utilizado pubs ingleses e irlandeses.

Apresenta um desenho simples, de baixo custo e que comporta grandes quantidades de cerveja. Na versão européia, o copo comporta até 568ml, já na versão americana, 473ml.

Algumas versões, como a nossa, possuem uma volta na base que serve para empilhamento sem que eles fiquem presos ou que quebrem na mão de alguém.

Abril veio trazendo o novo modelo, a Caneca:

Antes do predomínio dos copos de vidro e cristal, as cervejas eram bebidas em canecas (mug em inglês ou steinkrug em alemão). Elas variam muito até hoje, mas normalmente têm alça, são pesadas e possuem grandes capacidades. Alguns steinkrug's podem ter tampa, que servia originalmente para evitar que algo caísse na bebida. Há versões de cerâmica e vidro.

Para continuar sua coleção, em Maio chega a nossa coringa, a Tulipa:

A tulipa tem um formato que lembra a flor. Possui boca mais aberta para expandir os aromas e deixar o degustador beber sem tocar a espuma, que as paredes inclinadas para cima ajudam a manter. O bojo é maior, destacando a cor e permitindo que o degustador trabalhe bem o líquido sem derramar.

Conheça o modelo de Junho, o Tumbler:

O Tumbler é um nome aplicado a todos os copos sem haste, de base plana e cuja boca diâmetro igual ou maior que o diâmetro da base, favorecendo a volatilização dos aromas.

Para continuar sua coleção, o modelo escolhido para Julho foi o copo Lager:

Apesar do nome, copos pilsen são ótimos para cervejas de corpo mais leves. O formato de trombone  promove a melhor retenção da espuma e permite que os delicados aromas sejam liberados. Ele também é desenhado para que os bebedores possam tomar goles maiores e mais refrescantes.

O modelo escolhido no mês de Agosto foi o Snifter:

Lembrando um cálice, ela é ideal para estilos de perfis mais licorosos e alcoólicos, por conta da sua abertura de boca, concentrando os aromas e mantendo o corpo mais bojudo, de modo que a cerveja caminhe por todo o copo a cada giro leve.

Setembro chega trazendo um novo modelo, o Cilindo:

Esse copo é conhecido como Stange, na Alemanha e stick, na Inglaterra. Já nos Estados Unidos, é conhecido como Collins, por conta de um famoso barman americano que, segundo dizem, teria inventado uma receita de coquetel para este modelo de copo. Sua boca é estreita para concentrar os e auxiliar na formação de espuma. Em raras exceções, pode ser usado também para as pilsens com o objetivo de ressaltar o amargor da cerveja, no entanto, os estilos mais comuns são as altbiers e Kölschs. Ele é alto, cilíndrico, reto e muito delicado.

Cheers.

*Nem sempre o estilo de cerveja será enviado juntamente com o copo, mas a idéia é que o associado tenha a coleção completa e aprenda a identificar o melhor copo para cada estilo

AVALIAÇÃO: