Feliz Ano Novo!

2017 já começou a todo vapor aqui no CluBeer! De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto da Cerveja Brasil (ICB), apesar de 2016 ter sido um ano difícil, houve um grande crescimento no mercado de cervejas no Brasil e 2017 promete ainda mais! Visando isso, nossa equipe está trabalhando para trazer ainda mais novidades para nosso público cervejeiro.

O Brasil tem desempenhado um importante papel no mercado global, na terceira posição em volume total de produção de cervejas. São 50 novas cervejarias artesanais por ano, o que representa em média uma nova cervejaria por semana!

Fechamos 2015 com 372 cervejarias artesanais no país. Em 2016 o número chegou a 432 e para 2017 a aposta é que o número chegue a pelo menos 500*. Nossos associados terão muito “trabalho” pela frente para encher a geladeira e degustar novas cervejas!

Fora as cervejas nacionais que chegam fresquinhas e inéditas, o mercado internacional também tem trazido muita novidade para nossas prateleiras. E, falando nesse mercado, estamos trazendo cervejas inéditas e exclusivas de duas cervejarias muito tradicionais em nossas seleções de Janeiro do Clube de Assinatura: Anchor e Coopers.

Primeiramente, temos a edição especial da Coopers, a Thomas Selection presente em nossos kits Gambrinus e Hapi. A Coopers é a maior cervejaria independente da Austrália, mantendo a tradição de permanecer artesanal. Todas as suas cervejas passam por uma refermentação na garrafa, garantindo uma durabilidade maior aos seus preciosos líquidos. Para a comemoração de 150 anos, a Coopers Brewery criou esta Celebration Ale para brindar a ocasião e a paixão por cervejas. Ela tem uma tonalidade avermelhada atraente, aromas ricos de ésteres frutais tropicais e uma pitada de citricidade. No paladar, esta edição limitada é puxada para o lúpulo, tem um sabor maltado suave com um aquecimento equilibrado no final. Incorpora três diferentes variedades de lúpulo - Centennial dos EUA, Nelson Sauvin da Nova Zelândia e Pride of Ringwood da Austrália, a tornando um pouco mais amarga do que outras cervejas Coopers.

A Anchor também marca presença com a Anchor Go West! Ideal para os adoradores de IPA, esta cerveja também presente nos kits Gambrinus e Hapi, é feita com 2 tipos de malte de cevada e com dry hopping de uma mistura única de 4 lúpulos americanos. Seus aromas complexos de citrus e pinheiro são completados por um rápido e fresco amargor; uma reluzente cor dourada e acabamento limpo se unem para criar esta singular cerveja que vai deixar gosto de quero mais. São duas grandes novidades no mercado que estamos trazendo para nossos associados!

Já no kit Ninkasi, temos a Fantôme Tonka que mesmo não sendo novidade, merece atenção especial, uma cerveja produzida na Bélgica com ingredientes amazônicos. Esta cerveja é uma Farmhouse Ale colaborativa da Cervejaria Curitibana Morada Etílica com a belga Fantôme e conta com diversos insumos amazônicos em sua receita como o Jambu, Cubeba, Iquiriba, Puxuri, Amburana e Cumaru-Tonka – este último chamado de Tonka Bean em inglês, por isso o nome. Quem já tomou Fantôme sabe a complexidade de aromas e sabores que caracteriza suas cervejas e esta não poderia ser diferente. O aroma mistura floral, condimentado e frutado bastante complexo. O sabor é adocicado,  e tudo o que se sente no aroma passa para a boca só que com leve picância dos condimentos. Apesar dos 8% de álcool é uma cerveja leve e fácil de beber. Ainda apresenta colocação alaranjada com leve turbidez.

Uma curiosidade sobre ela é que foram produzidos apenas 1.200 litros, sendo que uma parte ficou na Bélgica, uma parte foi para os EUA e outra veio pra cá e ela não será produzida novamente. Então aproveitem esta cerveja surpreendente e limitada!

E para encerrar tanta novidade logo na virada do ano, a última cerveja da trilogia Mikkeller & Three Floyds do kit Ninkasi deste mês é a Boogoop. Uma american barleywine incrível! Na aparência, coloração âmbar, suave turbidez e boa formação de espuma. No aroma e sabor, notas intensas de malte lembrando mel, arroz, caramelo, melaço e cereais, frutas cítricas e amargor pronunciado em segundo plano. Para arrematar, o álcool é bem inserido e oferece uma boa sensação de aquecimento. Terminamos em grande estilo!

Esperamos que gostem das novidades, serão ainda muitas pela frente! Começamos o ano com o pé direito, pode se preparar porque 2017 promete!

*Fonte: http://revistabeerart.com/news/numeros-do-mercado-da-cerveja-artesanal

AVALIAÇÃO: