BLOG

Cerveja no Natal é uma tradição em países mais cervejeiros, principalmente na Europa. Existem até as Cervejas de Natal, feitas especificamente para essa época do ano. No entanto, apesar de deliciosas, elas são mais encorpadas e alcoólicas, ideais para o clima de inverno do hemisfério norte. Como por aqui estamos em pleno Verão, daremos dicas de como aproveitar as cervejas dos nossos kits de Dezembro para fazer uma bela harmonização na ceia de Natal!

Primeiro, é importante ter em mente as regras básicas de uma harmonização, aqui vão as principais:

1 - As combinações entre cervejas e pratos devem ser equilibradas em intensidade. Portanto, cervejas mais fortes devem acompanhar comidas mais intensas, e vice-versa.

2- A harmonização de cervejas se dá por semelhança de sabores ou por contraste, criado combinações harmoniosas, complementando sabores ou criando novos. Caso essa interação não aconteça, é melhor provar cervejas e alimentos em separado.

3 - Por fim, harmonização de cervejas é uma arte. Assim como cada cozinheiro dá aos pratos e receitas uma interpretação diferente – com temperos e modos de preparo diversos -, cada mestre cervejeiro dá o seu toque, imprime a sua personalidade, na cerveja, portanto, duas cervejas de mesmo estilo podem ser diferentes entre si e, para saber se a combinação funciona mesmo, só experimentando.

Você sabia que as cervejas dos kits do mês de Dezembro foram especialmente escolhidas para harmonizar com essa festa tão tradicional? Sim, o CluBeer sempre pensando em como tornar sua experiência ainda mais deliciosa!

Aqui vai nossa sugestão de cardápio, harmonizado especialmente com essa seleção, para você arrasar e se deliciar com a combinação que deixará o seu Natal ainda mais especial!

Mix de castanhas + Primator Premium

Essa Bohemian Pilsener abre a noite apresentando um dos clássicos do mercado cervejeiro alemão. As notas de dulçor de ambos agem por semelhança, além do amargor fino e persistente da cerveja controlar a gordura das castanhas. Leve, saborosa e fácil de beber, ideal para companhar os aperitivos.

Peru com batatas + Warsteiner Winter

Edição especial trazida exclusivamente para o CluBeer, essa cerveja de estilo märzen é perfeita para acompanhar a estrela da noite. As notas de dulçor da carne da ave e da cerveja, junto com o caramelo da batata se assemelham, além do conjunto de amargor e maltado agirem para suavizar a gordura média do prato e trazer mais refrescância ao conjunto.

Pernil Assado + Bierbaum Vienna

A Vienna Lager catarinense recebe uma generosa porção de lúpulo (dry-hopping), trazendo um agradável e persistente amargor que combina muito bem com a gordura média da carne. Além do dulçor do malte complementar o prato, trazendo um terceiro sabor ainda mais saboroso. Se quiser, pode incrementar com legumes ou até mesmo com uma gostosa calda de frutas doce. Nesse último, o dulçor será intensificado e tornará o conjunto bastante interessante pela junção do salgado e doce.

Robalo com castanhas + Affligem Tripel

Esse excelente exemplar do estilo Belga, repleto de complexidade e contexto histórico vai fazer sucesso à mesa. O teor alcoólico pronunciado, em conjunto com o médio amargor, age como contraste à gordura do peixe, as  castanhas se assemelharem às notas de dulçor do malte e complementaram as especiarias da cerveja trazendo uma picância ao prato bastante interessante.

Torta de Damascos e Creme + La Trappe Tripel

Holandesa tradicional e estilosa, essa Belgian Tripel traz importante sensação de aquecimento, resultado do teor alcoólico proeminente. Para acompanhar tanta complexidade, a sobremesa é perfeita, pois as notas de dulçor frutadas e do malte agem por semelhança, além da suave picância controlar o dulçor excessivo do prato, trazendo suavidade ao conjunto.

Panetone com sorvete de nata e calda quente de chocolate + Mikkeller + Three Floyds Majsgoop

Para terminar a nossa harmonização de Natal e para fechar o ano em grande estilo, a nossa sugestão é um belo panetone com sorvete, peça fundamental na festa natalina! As notas comuns de dulçor se assemelham e intensificam, além de agirem como contraste ao álcool pronunciado e perfil mais licoroso da cerveja. Um espetáculo!

E para finalizar, ingredientes que não podem faltar nesta data: paz, união e amor!

Feliz Natal!!!

AVALIAÇÃO: