ADICIONANDO O PRODUTO AO CARRINHO

BLOG

Quem nos acompanha nas redes sociais, viu que essa semana tivemos um evento especial e muito inspirador. Vamos dedicar o post de hoje para contar um pouco sobre as harmonizações que rolaram por lá para servir de dicas para as festas que se aproximam. Afinal, combinar cerveja de qualidade com comida boa é sucesso garantido!

O evento aconteceu em um espaço de eventos muito bacana, o Cozinha Marinada (@cozinhamarinada), um casal apaixonado por gastronomia montou essa cozinha interativa que oferece aulas, eventos, jantares e consultorias.

O CluBeer foi responsável por harmonizar as cervejas com os petiscos e o resultado foi uma harmonização guiada para um petit comitê que saiu encantando com a experiência!

Vamos às combinações:

1- Pão de Queijo com recheio de costelinha desfiada e chutney de pimenta biquinho + Madalena Weiss.

O pão de queijo da Marinada tem uma receita especial, ela vem de muitas gerações e a receita é mantida exatamente como a original. O polvinho vem de Minas, assim como o queijo, então dá para imaginar o capricho, né? E, para finalizar, é recheado com uma costelinha super macia e saborosa e a pimenta vem para complementar essa maravilha.

Para harmonizar, a sugestão foi uma tradicional Weiss, pensando no contraste entre carbonatação e gordura, além do dulçor complementar as notas adocicadas do conjunto. A Madalena Weiss é uma cerveja refrescante, bastante carbonatada, com corpo médio, boa formação e persistência de espuma, coloração amarelo turve e presença de tanto no aroma quanto no sabor de especiarias, cravo e banana.

madalena (@insta_gastronomia)

2 - Salmão curado na torrada com sour cream + Capitu Diadorim

O salmão é curado algumas horas em especiarias como açúcar mascavo, cardamomo, semente de mostrarda, erva doce, gengibre, e até um tiquinho de cachaça. Ele fica bem condimentado, com uma linda cor de beterraba. Na torrada, o sour cream é finalizado com wasabi e limão siciliano.

Para combinar com essa delícia, escolhemos uma cerveja de estilo saison, pois a semelhança nas especiarias se complementa, além da suave acidez controlar a picância do wasabi. A Capitu Diadorim foi recém-lançada pela Cervejaria Capitu, é uma belgian saison com adição de mandioquinha. De coloração amarelo-dourado, turva, de boa formação e estabilidade de espuma. No aroma e sabor, notas de malte, frutas amarelas, especiarias, lúpulos herbais e terrosos aliados à suave acidez que proporciona um retrogosto seco e refrescante.

salmao (@mimiminacozinha)

3 - Croqueta de jamon com molho bechamel + Dia De Los Muertos Death Becomes You

O bolinho tem um sabor muito intenso de presunto parma, é temperado com noz moscada e o molho bechamel suaviza o conjunto.

A cerveja mexicana de estilo amber ale entra para exaltar o sabor do prato por conta das notas em comum do dulçor e o contraste do umami da carne com o amargor da cerveja, sem esquecer, é claro, que o lúpulo age como um agente de limpeza da gordura na boca, deixando a próxima garfada ainda mais saborosa. A Death Beacomes You tem coloração âmbar avermelhada, boa formação e estabilidade de espuma. No aroma, notas de malte caramelo, toffee, e lúpulo em segundo plano. O sabor acompanha o aroma, acrescido de um amargor que persiste até o próximo gole, remetendo à um perfil mais terroso e resinoso.

4 - Stake Tartare com chips de banana da terra + Papito

O stake tartare é um prato típico da casa, alcaparras, pimenta, maionese caseira, são alguns dos quase 10 temperos diferentes que se misturam à uma carne extremamente macia que é servida sob chips caseiro de banana.

A combinação com a India Pale Lager Papito foi perfeita pois exaltou a refrescância do conjunto e o amargor médio, controlou a picância do tempero. Equilíbrio médio de forças nos dois, tornando o conjunto bastante interessante. Estilo pouco comum no mercado nacional, na aparência, amarelo ouro, boa formação de espuma e levemente turva. No aroma e sabor, notas de malte, frutas amarelas - limão e pêssego - além do lúpulo que remete ao perfil mais floral e fresco. Sim, ela foi feita em parceria com o cantor de rock, Supla, o estilo foi definido pelo próprio pois era o que ele mais tomava durante o período que morou na Califórnia (EUA). "Cheers, champ" - como ele mesmo diria.

5 - Bombom de uva com queijo de cabra e nozes + Kurupira

Uma uva bem docinha envolta com queijo de cabra e castanha de caju. Perfeita sintonia com a Kurupira, a cerveja traz notas de dulçor como toffee e caramelo que complementam o doce, além das notas de castanhas agirem por semelhança.

Uma cerveja do estilo American Brown Ale, de boa formação e estabilidade de espuma. No aroma, notas de malte, caramelo e toffe, seguido de lúpupo em segundo plano. O sabor acompanha o aroma, acrescido de um amargor gentil que persiste até o próximo gole.

A Cervejaria Nacional é uma das cervejarias que tem se consolidado no mercado da artesanais de maneira bastante primorosa. Eles começaram como um brewpub, localizado em Pinheiros (SP), onde produzem desde então suas principais marcas, todas elas voltadas para o folclore brasileiro. Após um tempo, decidiram investir no mercado, envazando suas cervejas.

6 - Brownie de chocolate com amêndoas/ Bombinha de baunilha/ Bem Casado de Tiramisu + 361° Stout.

Finalizando com uma explosão de sabores, três sobremesas para uma mesma cerveja! As escolhas foram perfeitas para uma cerveja stout, pois as notas de café, chocolate amargo e tosta agem por semelhaça e complementação.

De coloração negra, boa formação e establidade de espuma que persiste no copo, No aroma e sabor, notas pronunciadas de grãos torrados, apresentando notas de café, chocolate e suave queimado. A cerveja é mais seca e o caráter maltado está bem presente e persistente ao próximo gole. A grande estrela da noite foi muitíssimo bem acompanhada e deixou gostinho de quero mais!

361 (@mimiminacozinha)

Ficou com água na boca? Que tal organizar um evento especial neste final de ano para amigos ou para a sua empresa? Fale conosco e podemos montar um evento exclusivo com a sua cara e bolso! Fale conosco - eventos@clubeer.com.br

Saúde!

AVALIAÇÃO: