BLOG

Nós aqui do CluBeer achamos que todo mês é mês da Cerveja! Porém outubro tem um gostinho especial. Outubro é mês de uma grande festa cervejeira, a Oktoberfest! Por isso muito bares e restaurantes comemoram com a Festa da Cerveja, abastecendo os canecões de cervejas e esperando por brindes e alegria!

Para comemorar essa data especial, nada melhor que um exemplar com o estilo que leva o nome da festa. A cervejaria Hofbräu pertence à prefeitura de Munique e, nos seus mais de 400 anos de existência, sempre foi a cerveja oficial da Corte Real Bávara. Ela também possui, no coração da cidade, a maior choperia do mundo que recebe mais de 1 milhão de visitantes por ano e onde são servidos aproximadamente 5.000 litros de chope por dia.

A Hofbraü Oktoberfest é uma cerveja sob o estilo que leva o nome, oktoberfest, e um dos mais clássicos do mercado cervejeiro alemão. Na aparência, coloração amarelo, levemente turva. Espuma persistente e de boa formação. No aroma e sabor, notas pronunciadas de malte lembrando biscoito e mel. O lúpulo aparece em segundo plano, e oferece suave sensação floral que arremata o sabor. Final seco e bom drinkability, é um exemplar clássico! A cerveja está em nossos Kits Gambrinus e ceres desse mês, que você pode conferir aqui. Se ainda não assina o CluBeer, aí está um bom motivo para começar :)

Para acompanhar, a sugestão é um belo Cachorro Quente, até porque salsichas e cervejas formam uma combinação unânime! As notas de malte se assemelham ao pão, além do fino amargor contrastar a gordura suave da salsicha. Também é um bom casamento, pois é considerada uma harmonização cultural alemã! À receita clássica pode-se acrescentar vinagrete, bacon, milho, purê de batata e mais alguns!! Cecilia Padilha, do Blog Yes We Cook novamente nos ajuda dando um toque especial à esse prato tão simples e tão gostoso.

Cachorro Quente Nordestino

Ingredientes:
500g de salsicha
1 tomate sem pele e sem caroços picado;
50g de bacon picado;
1 pimentão vermelho;
1/2 paio sem pele;
150g de carne moída;
1 cebola em pedaços;
1 dente de alho picado;
Azeite Extra-Virgem;
Sal e pimenta do reino a gosto;
Pão para cachorro quente.

Modo de Preparo:
Bater todos os ingredientes no processador (exceto a carne moída, azeite e alho), até virar um creme. Em uma panela, dourar o alho no azeite a colocar a carne moída para dar uma leve selada. Acrescentar o creme e cozinhar por cerca de 20 minutos, até a mistura engrossar. Servir em pão de cachorro quente com tomatinhos picados e azeite por cima.

Para quem quer colocar a cerveja diretamente na receita, também temos uma sugestão de molho:

- 2 cebolas grandes
- 350 ml de cerveja American Lager
- 350 ml de cerveja Stout
- Manteiga/Margarina
- Pimenta calabresa a gosto
- Sal a gosto

Pique as cebolas e coloque-as para dourar na manteiga, adicione o sal e a pimenta. Em seguida coloque as cervejas, cozinhe até chegar o ponto de molho! Coloque sobre o cachorro quente e pronto! Caso queira deixa o molho mais cremoso ainda pode colocar 200 gr de requeijão.

Para aqueles que estão em SP e preferem experimentar algo diferenciado, buscamos alguns lugares na cidade onde podem ser encontrados os sanduíches chamados de gourmet. Do mais simples ao sofisticado, segue abaixo um apetitoso roteiro do cachorro-quente: Pedrinho Hot Dog, Charles Dog, Lanchonete da Cidade, Imbiss, America, Big Kahuna Burger, Hot Rod Dog, General Prime Burger, The DogHäus , St. Louis, Hooters, Burdog, Milk Mellow, Josephine, Original Burger, Black Dog, The Fifties, Meats, Nico Hamburgueria, Doog, Go Dog, Stop Dog.

As combinações sem erro podem ser com estilos Altbier, Session India Pale Ale, Bitter Ale suaves, Märzen, Amber Ale, Vienna Lager e até mesmo Weizenbiers, – cervejas que combinam bem com o conjunto, mas lembrando que o ingrediente principal que irá ditar a harmonização! Bom apetite!

Quer outra sugestão de cerveja estilo Oktoberfest? A Brooklyn Oktoberfest é a sazonal da Brooklyn Brewery que também homenageia uma das festas mais famosas da Alemanha. É preparada com maltes e lúpulos alemães, oferecendo no aroma e sabor notas de pão, floral, suave caramelo e amargor fino e refrescante. Ela está na nossa loja, clica aqui e confira!

Quer saber mais sobre a Oktoberfest? Veja aqui outra postagem sobre a festa cervejeira mais famosa do mundo.

AVALIAÇÃO: