BLOG

Não são cervejas muito alcóolicas nem amargas, mas são bem carbonatadas e possuem aroma e sabor DEFUMADO. Vamos falar hoje sobre a Rauchbier ou Smoked Beer.

A intensidade do seu caráter defumado varia muito, produzindo aromas e sabores diferentes, que variam do levemente queimado ao tostado parecido com bacon. A cor fica entre o âmbar-claro até o marrom.

Enquanto há inúmeras maneiras em que uma nota defumada pode ser introduzida na cerveja, aqui , estamos falando de cervejas em que parte do malte é seca por meio de um processo de defumação com madeira, nada mais do que secar o malte sobre uma lareira de madeira,  “Rauch " em alemão significa fumo.

Dependendo da madeira utilizada , bem como a porcentagem de malte defumado na receita, cervejas defumadas podem ter aromas e sabores de fumo, turfa, fogueira, bacon ou mesmo cinzas. Em quantidades adequadas e na cerveja certa, estas notas adicionam uma complexidade bastante agradável.

Antes do equipamento de secar malte usando calor indireto ser desenvolvido, em 1800, todos os maltes provavelmente tinham um ligeiro sabor defumado, como resultado de passarem algum tempo diretamente sobre as chamas. Alguns maltes defumados ainda são feitos usando fogo direto, mas de uma forma mais controlada, outros são maltados, e em seguida, defumados, separadamente.

Sua origem está ligada à região de Francônia, no norte da Baviera, mas hoje em dia a cidade de Bamberg, na Alemanha e toda região próxima, é conhecida por produzir cerveja defumada. Essa é uma região que possui uma variedade de cervejas defumadas, pois manteve o método tradicional, com madeira de faia.

Diversas madeiras são utilizadas para defumar o malte, naturalmente, as influências no sabor e aroma são distintas e marcantes. Mais recentemente, produtores começaram a usar malte de turfa defumada associado com uísques para apimentar seus estilos.

Alem disso, alguns cervejeiros, defumam seus maltes usando vários tipos de lascas de madeiras, incluindo, plantas, nozes, cerejas, maple e arbustos para adicionar um sabor único ou uma característica local à cerveja.

O estilo Rauchbier é de baixa fermentação, possui álcool variando entre 5,3 e 5,9% vol.. Tem amargor baixo e corpo médio-alto e se caracteriza pelo equilíbrio entre aromas de malte, lúpulo e fumaça!

A escolhida para nossos associados neste mês é a Bierland & Doppio Malto 1516. A Bierland é uma cervejaria catarinense e nessa edição especial, se juntou à cervejaria italiana Doppio Malto para brindar a famosa lei da Pureza de 1516, que este ano completou 500 anos. Visualmente, uma cerveja de média formação e estabilidade de espuma. No aroma, notas importantes de maltes defumados, em equilíbrio com as notas caramelizadas lembrando mel e melaço. O lúpulo vem em segundo plano, de maneira sutil e harmoniosa. Para acompanhar, a nossa sugestão é um delicioso prato italiano: alcachofras à moda romana com torradas. As notas de dulçor do prato ajudam a equilibrar as notas defumadas da cerveja, realçando a doçura de ambos e tornando o conjunto ainda mais saboroso.

Mas caso queira manter a tradição, pode degustá-la com presunto ou salsicha defumados ou um forte queijo cheddar, combinação sem erro e com muito sabor!

AVALIAÇÃO: