ADICIONANDO O PRODUTO AO CARRINHO

BLOG

A dupla cerveja e chocolate vem com tudo neste mês de Páscoa. Cervejeiros e chocólatras, se preparem! A harmonização de cerveja com chocolate funciona, principalmente, por dois tipos: semelhança e contraste. Existem sabores semelhantes entre cervejas e chocolates, ambos podem apresentar torrefação, café, caramelo, doce e amargo. E no contraste, por serem opostos, se complementam, criando um terceiro sabor, como o doce de uma sobremesa com o amargo na cerveja. Existem cervejas ácidas que podem contrastar com o doce do chocolate branco, por exemplo.

Em geral, devemos procurar combinar chocolates mais intensos e ricos com cervejas também mais intensas. Lembrando que a harmonização é um jogo de tentativa e erro prazeroso e divertido. Você pode descobrir as diferentes combinações que mais te agradam. Outras simplesmente não serão bem sucedidas. O que faremos aqui é dar alguma dicas das duplinhas de sucesso garatido.

Chocolate Meio Amargo

Pedem cervejas mais potententes como Stout, Porter, Schwarzbier, Dunkel ou até mesmo uma Oatmeal Stout, que contém aveia e dá um toque aveludado no paladar. Para chocolates com mais de 60% de cacau as indicadas são as Imperial Stouts e Tripel, pois são mais alcoólicas e causam sensação de aquecimento ajudando a derreter o chocolate na boca.

Chocolate ao Leite

A doçura do chocolate ao leite combina com cervejas tipo Stout, que apresenta notas tostadas de café e chocolate. Neste caso podemos casar cervejas do tipo Chocolate Stout, Dry stout, Munich Dunkel ou Robust Porter. Também vai bem com Dubbel e Doppelbock.

Chocolate Branco

Nestes chocolates, mais doces e cremosos, a harmonização se dá com as Fruit Lambics, que tem notas frutadas e mais ácidas. Também podemos combinar as Brow Ales que apresentam notas de caramelo, ou Strong Pale Ales, que trazem notas de toffe e acidez.

Trufas

Para as trufas de chocolate, a indicação fica para Belgian Dark Strong Ales e Doppelbocks que se misturam e se confundem com o recheio na boca. Já as trufas mais cremosas, doces e suaves combinam com cervejas mais adocicadas. E para as trufas recheadas com frutas secas, os estilos Scotch Ale e Old Ale, com notas de passas, nozes e amêndoas caem muito bem.

E para deixar ainda mais caprichada essa Páscoa Cervejeira, vamos mostrar que a cerveja não é só um bom acompanhamento para o chocolate, mas sim um excelente ingrediente! Para aqueles que além de chocólatras e cervejeiros ainda gostam de cozinhar (ou tem um amigo chef), segue a receita que vai deixar sua Páscoa ainda mais especial.

Trufas de Cerveja! Tão fácil de fazer e pode ser personalizada com sua cerveja preferida. O mais importante é saber que o tipo de chocolate usado afetará a receita: o chocolate meio-amargo funciona na base de um-para-um com os líquidos: 200 g de chocolate e 200 ml de líquido; os chocolates ao leite e branco exigem pelo menos o dobro da quantidade: 200g de chocolate para 100 ml de líquido.

Double IPA e Trufa de Chocolate Branco

50ml creme de leite
50 ml Double IPA
20 g manteiga
1 colher de sopa de mel
200 g de chocolate branco
Côco ralado para cobertura

1) Aqueça o creme, a cerveja e a manteiga em uma panela, mas não deixe a mistura ferver - isto deve levar um minuto ou dois no máximo. 

2) Retire do fogo e acrescente o chocolate e o mel, mexendo com uma colher de pau, até que todo chocolate derreta. Despeje a mistura em uma tigela, deixe esfriar e leve à geladeira por 4 horas até endurecer.

3) Pegue a mistura e com um boleador de melão ou sorvete, ou duas colheres de sobremesa, molde as bolinhas de trufas do tamanho desejado.

4) Role as bolinhas no côco ralado ou na cobertura da sua preferência. Pó de cacau ou cevada torrada e moída também são boas opções.

5) Mantenha as trufas na geladeira até a hora de servir.

Bom apetite!! 

Para deixar sua Páscoa mais animada, confira os Kits especiais que criamos para você degustar, presentear e saborear a perfeita harmonia entre cerveja e chocolate! Clique nas imagens abaixo e saiba mais!

                    

AVALIAÇÃO: