ADICIONANDO O PRODUTO AO CARRINHO

BLOG

É seu aniversário e você, como bom cervejeiro que é, se preocupa tanto com a seleção das cervejas especiais que oferecerá aos seus amigos que até esquece do bolo. Acertei? Se este também é o seu caso, quero compartilhar uma ideia fácil e prática pra adoçar sua comemoração e impressionar ainda mais os seus convidados: cupcake de cerveja! 

 

A receita de cupcake de chocolate com stout é dica da Sommelier e Mestre em Estilos Fernanda Meybom, e foi testada e super aprovada! Não precisa nem de batedeira e fica pronta rapidinho. Prometo que ainda vai sobrar muito tempo para você se dedicar à sua seleção.

A receita original tem como ingrediente uma cerveja do estilo Stout ou Imperial Stout. Eu usei a “Stone Xocoveza for the Holidays and New Year” – uma Sweet Stout com cacau, café, pimenta, baunilha, canela e noz-moscada. Recomendo!

 

Ingredientes:
80g de cacau em pó
300g de açúcar mascavo
3 ovos
½ xíc. de óleo vegetal
3 xíc. de farinha de trigo 
4 colheres de chá de fermento em pó
1 xíc. de cerveja stout ou imperial stout



Modo de fazer:

Misture o cacau em pó e o açúcar em uma tigela. Depois acrescente um ovo por vez e mexa a massa. Acrescente o óleo e mexa novamente. Misture o fermento com a farinha em outro recipiente e adicione a mistura aos poucos na massa. Por último, adicione a cerveja. 



Pré-aqueça o forno a 180 – 200°C. Coloque a massa em forminhas para cupcake, deixando espaço suficiente para a massa crescer (mais ou menos ¾ da forminha). Deixe assar por volta de 15 a 20 minutos. Pronto!

Cobertura:

Hora de usar a criatividade. Pode se chantilly ou chocolate. Pra dar um charme você ainda pode colocar raspas de chocolate, granulado ou cereja. E se você tiver paciência e talento, decore com lúpulos de marzipã – ideia da queridíssima Amanda Reitenbach (Mestre Cervejeira e Sommelier de Cervejas), que me deu estes lindos cupcakes de presente de aniversário.

 

 

 

AVALIAÇÃO: