BLOG

Nascido no século XVII, na Inglaterra, o estilo Porter de cerveja é hoje um dos mais populares do mundo. Surgiu de uma necessidade de uma Londres em pleno período de revolução industrial, numa explosão populacional e econômica. Como era de costume, os trabalhadores gostavam de misturar diferentes tipos de cerveja, procurando uma que agradasse fielmente ao sue paladar. Foi então que, por volta de 1720, um mestre cervejeiro experiente chamado Ralph Harwood criou uma cerveja que se parecia com a mistura muito popular na época, que levava três tipos diferentes juntos no mesmo copo. Rapidamente, a cerveja criada pelo mestre tornou-se popular, principalmente em uma classe de trabalhadores, que trabalhava nos portos das cidades, os porters.

De coloração escura e elaborada com bastante malte torrado, as cervejas deste estilo são de alta fermentação e teor alcoólico que pode ser considerado alto, podendo levar tanto fermento Lager como Ale. Uma de suas principais características – sabores e aromas de café e malte – garantem que elas serão lembradas e marcantes. O lúpulo bem presente garante a ela o amargor exato para quem possui um paladar de gostos mais fortes.

A cerveja portuária é perfeita para se consumir com carnes vermelhas de sabor bem forte, e também sobremesas a bases de café ou chocolate. Confira algumas das principais representantes deste estilo e pratos que a acompanham muito bem:

Anchor Porter

Fiel representante de uma American Porter, esta cerveja de amargor médio e textura encorpada é perfeita para uma harmonização com uma bela peça de picanha grelhada, seguida de um petit gateau de chocolate.

Opa Bier Porter

De coloração marrom intensa, esta cerveja produzida no sul do Brasil tem amargor médio/baixo e sabor bastante encorpado, com notas claras de café e torrado em seu aroma.

A Opa Bier Porter harmoniza muito bem com carnes vermelhas mais leves, peixes de águas profundas e pratos orientais de sabor agridoce.  Um sabor mais picante como um taco mexicano mescla perfeitamente com este excelente exemplar do estilo Porter.

Meantime London Porter

Uma representante original da terra onde nasceu o estilo Porter, a Meantime London Porter conta com sete diferentes tipos de malte em sua receita! Queijos e carnes harmonizam com seu aroma e amargor médio, e você pode ter uma incrível experiência ao comer um belo carré de cordeiro e apreciando esta bela cerveja.

Consulte o site da CluBeer para conferir mais informações sobre as cervejas do estilo Porter e como comprá-las! Saúde!

AVALIAÇÃO: